Como escolher o valor de Folha de Pagamento
Primeiro gostaria de esclarecer que esta publicação é dedicada ao assunto Folha de Pagamento para o contexto de redução de impostos com base no Fator R. Para entendimento completo de Folha de Pagamento acesse outra publicação.
Então vamos lá!
Folha de pagamento é o nome dado a uma lista de remunerações pagas aos colaboradores de uma empresa.
Repare que foi escrito colaboradores e não funcionários, certo?
Porque os sócios também são colaboradores da empresa e podem receber uma remuneração. (também não dissemos salario, ok?)
Afinal, ele deve ser pago pelo trabalho que realiza e esta remuneração de um sócio é chamada de Pró-labore.
Começando a entender
Resumindo, o Pró-labore faz parte da Folha de Pagamento. Então qualquer alteração no valor de retirada de Pró-labore, consequentemente altera o valor total da Folha de Pagamento.
Ai esta a charada!
Na lei não existe uma definição sobre um valor mínimo, mas como base podemos tomar a tabela do INSS que define o teto mínimo e o teto máximo para arrecadação. Por este meio, o teto mínimo é de um salário mínimo.
Resumindo, podemos alterar a Retirada de Pró-labore, consequentemente alterando a Folha de Pagamento para se encaixar no Fator R desejado!
Mas perai, eu não pago impostos no Pró-labore?
Sim! No Pró-labore incidem impostos específicos, que, no caso em analise (regime tributário Simples Nacional), retém-se 11% de INSS, além do Imposto de Renda.
Então eu vou reduzir o imposto de faturamento, mas vou aumentar impostos da Folha de Pagamento. Vai valer a pena?
Preencha os dados abaixo que te enviaremos uma planilha comparativa.